Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

IRS sem stress: Ferramenta ajuda a preencher e escolher opção favorável!

http://bit.ly/2mP18L2   Todos os anos, por esta altura, chega o stress da Declaração do IRS.
As coisas estão mais simplificadas. Mas são sempre muitas as dúvidas. E quando há que optar por regimes diferenciados, avolumam-se as hesitações...
Para ajudar, trazemos a ferramenta que lhe vai facilitar (e muito!) a vida.

O Abril do sol e das águas mil, o Abril das deusas do amor e do germinar da vida nos campos, traz também com ele coisas bem mais prosaicas como... a Declaração do IRS.
Verdade se diga que as coisas já não são o que eram. E que quase só resta memória das horas perdidas e dos enervamentos nas intermináveis bichas à porta das Finanças.

Os novos tempos trouxeram formas mais expeditas de entrega das Declarações. E agora é tudo online... Abençoados computadores!

Mas como não há bela sem senão, este exercício solitário defronte do teclado é ainda momento de angústia e perturbação para muitos. Entre opções a tomar e dificuldades de preenchimento, subsiste uma maré de dúvidas com questões - aparentemente simples - que às vezes não são de fácil resposta.

Para o ajudar no cumprimento desta obrigação legal, a DECO disponibiliza uma ferramenta online, simples e fácil de utilizar, que permite o preenchimento da sua Declaração de IRS de forma segura, sem que tenha de recorrer a serviços especializados que iriam onerar ainda mais os seus custos com impostos.

Onde inserir as despesas com as cantinas escolares?
Como posso declarar a venda da minha casa?
O subsídio de desemprego entra no IRS? E o PPR?

São perguntas que atormentam muita gente. Mas que a DECO torna de fácil esclarecimento.
Aos utilizadores que se registarem na plataforma IRS Sem Custo será enviado o link para descarregar o programa que, uma vez instalado, permitirá fazer a Declaração do IRS (passo a passo) respondendo a perguntas simples. Tais como: tem filhos? ou vendeu uma casa em 2016?
E ainda com a vantagem de ajudar a encontrar a opção mais favorável, sempre que tiver de escolher entre dois regimes de tributação.

No final, pode simular o IRS e ficar a saber quanto tem a pagar ou a receber. Depois, basta copiar os valores e inseri-los nos impressos oficiais ou no Portal das Finanças.

Se quiser saber mais sobre esta ferramenta, passe por aqui.

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!