Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

"Portugal visto do céu" - vídeo com as melhores imagens de 2015

Há quem goste de deitar pés ao caminhos e percorrer veredas e trilhos. Outros preferem um passeio de carro, arriscando - de quando em vez - sair das autoestradas...
Mas só alguns têm o privilégio de olhar de cima e saber abarcar quilómetros e quilómetros de paisagem.

https://www.youtube.com/channel/UCZEeB_dH9ftCPc9IfEA50yg/

Portugal visto do céu, no  Youtube, reúne os videos que Helder Afonso vem realizando desde há bastante tempo. Uma actividade intensa de divulgação que passa também pela manutenção de uma página no Facebok onde vai dando conta do seu trabalho, dos seus deslumbramentos e das suas dificuldades.
Note-se que, embora fotógrafo de profissão, o seu dia a dia é mais na área dos casamentos... E não será toda a gente que terá a imagem de uma celebração destas, ou da festa subsequente, feita... do céu!

Anualmente, Helder Afonso, selecciona as imagens mais fortes dos seus vídeos para construir um outro que constitui uma espécie de resumo anual das suas deambulações aéreas. Este é o de 2015.





 Da série Portugal Visto do Céu, não pode perder:

• Best of 2016
• Lisboa
• Porto

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!