Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.
Clique para se deslumbrar! ►
 |
Foto: Antunes Amor (2008) |
Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da
Ilha Montanha que tinham
ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o
Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.
Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cais, contando as ondas até dar ordem de entrada.
 |
Foto: Antunes Amor (2008) |
Os mestres das embarcações tinham confiança cega nele. Era o
senhor Quaresma (como era conhecido por toda a gente naquelas ilhas) quem, em dias de mar levantado - Inverno duro ou Agosto de maré alta - dava a ordem de saída segura da lancha. Capitania ou Cabo de Mar pontuavam pouco naquele campeonato...!
Fez o Liceu no Faial. Teve no futebol a sua paixão:
União Sport da Madalena e o
Fayal Sport Clube duas equipas em que alinhou com grande destaque. Foi árbitro de méritos reconhecidos e cronista desportivo. Marcou presença em diversos jornais açorianos, com especial empenho no
Correio da Horta.
Mas o João Quaresma que as gente das ilhas do Triângulo recordam é o homem que durante uns 50 anos esteve à frente das lanchas do Pico. Todos os dias dirigindo entradas e saídas, supervisionando embarques e acostagens.
A morte só aumentou a lenda que em torno dele foi crescendo.
 |
Foto: Antunes Amor (2008) |
Uma das últimas vezes que passei pelo Pico levava comigo uma vintena de profissionais da Comunicação meus convidados. Foi das derradeiras edições do Passeio de Jornalistas...
João Quaresma - afastado de forma pouco elegante pelo então Governo Regional do PSD que nacionalizou a empresa das lanchas - tinha-se entregue de alma e coração ao seu Museu dos Uisques.
Construído com néctares que não paravam de chegar dos quatro cantos do mundo trazidos pelas mão de amigos e admiradores...!
Basta clicar nas imagens para saborear estas espectaculares fotografias...
Comentários
Enviar um comentário