Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Greenpeace inspirou-se num anúncio da Volkswagen para a campanha

O escândalo Volkswagen veio revelar um vídeo da Greenpeace Bélgica que até aqui tinha passado completamente desapercebido.
Quatro anos depois da sua feitura, foi agora (em 3 dias) visto por mais uns 20 milhões de pessoas no conjunto de diversas rede sociais.
Conhecem a 2ª parte daquele vídeo? Vejam a versão completa do Episódio 1 e 2.

Sabem que existiu uma continuação daquela campanha? E que a argumentação da Greenpeace se foi tornando mais incisiva e inquietante? Vejam-na assumida pela secção inglesa da daquela organização numa ficção da invasão de Londres:


As questões do Ártico saltam para o centro das preocupações, sempre com a Volkswagen por alvo. E começa a saga de Brian, um Stormtrooper que não consegue matar um urso polar:


É de um Brian em completa crise existencial que fala o episódio seguinte:


Procurado, acossado, Brian ruma ao Ártico e decide passar à acção:


Ironicamente, as campanhas da Greenpeace inspiraram-se num anúncio da própria Volkswagen:

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"