Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Greenpeace inspirou-se num anúncio da Volkswagen para a campanha

O escândalo Volkswagen veio revelar um vídeo da Greenpeace Bélgica que até aqui tinha passado completamente desapercebido.
Quatro anos depois da sua feitura, foi agora (em 3 dias) visto por mais uns 20 milhões de pessoas no conjunto de diversas rede sociais.
Conhecem a 2ª parte daquele vídeo? Vejam a versão completa do Episódio 1 e 2.

Sabem que existiu uma continuação daquela campanha? E que a argumentação da Greenpeace se foi tornando mais incisiva e inquietante? Vejam-na assumida pela secção inglesa da daquela organização numa ficção da invasão de Londres:


As questões do Ártico saltam para o centro das preocupações, sempre com a Volkswagen por alvo. E começa a saga de Brian, um Stormtrooper que não consegue matar um urso polar:


É de um Brian em completa crise existencial que fala o episódio seguinte:


Procurado, acossado, Brian ruma ao Ártico e decide passar à acção:


Ironicamente, as campanhas da Greenpeace inspiraram-se num anúncio da própria Volkswagen:

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!