Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Reconhecimento... lá fora! Aqui... nem por isso!


Estão imparáveis. Triunfo atrás de triunfo em Festivais internacionais. Nos últimos tempos, um ver se te avias de acumulação de prémios na estranja.

Bem... mas isso é lá fora. Entre nós têm vindo a estar sistematicamente afastados da maioria dos certames.  A quase única excepção foi o Art&Tur, no passado mês de Outubro em Vila Nova de Gaia.

Já sabíamos que a qualquer um é difícil ser profeta na sua própria terra. Mas desta vez chega a ser ridículo.

Se fôssemos a eles, nem nos importávamos muito: Bastavam os elogios no estrangeiro para preencher o ego e fazer justiça ao esforço, trabalho, saber e arte

Pela nossa parte, fica o justo destaque para dois trabalhos de mérito que temos vindo a referenciar e a acompanhar.

Se ainda não viram, aproveitem agora!




  • Depois de uma série de belíssimos timelapses sobre diversas regiões de Portugal, Paulo Ferreira decidiu partir à conquista das Auroras Boreais.
    O seu Nordlys, está a ser notícia por esse mundo fora!

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!