Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Reconhecimento... lá fora! Aqui... nem por isso!


Estão imparáveis. Triunfo atrás de triunfo em Festivais internacionais. Nos últimos tempos, um ver se te avias de acumulação de prémios na estranja.

Bem... mas isso é lá fora. Entre nós têm vindo a estar sistematicamente afastados da maioria dos certames.  A quase única excepção foi o Art&Tur, no passado mês de Outubro em Vila Nova de Gaia.

Já sabíamos que a qualquer um é difícil ser profeta na sua própria terra. Mas desta vez chega a ser ridículo.

Se fôssemos a eles, nem nos importávamos muito: Bastavam os elogios no estrangeiro para preencher o ego e fazer justiça ao esforço, trabalho, saber e arte

Pela nossa parte, fica o justo destaque para dois trabalhos de mérito que temos vindo a referenciar e a acompanhar.

Se ainda não viram, aproveitem agora!




  • Depois de uma série de belíssimos timelapses sobre diversas regiões de Portugal, Paulo Ferreira decidiu partir à conquista das Auroras Boreais.
    O seu Nordlys, está a ser notícia por esse mundo fora!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"