Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Inquérito/enquete: Comeres e beberes do Natal

Festa maior do calendário católico, momento de reunião da família, resquício de celebração pagã da chegada do Inverno,  rito social interiorizado, um dia Feriado... 

Seja qual for o seu conceito de Natal, o que é que ele determina em termos de imaginário, hábitos e práticas ligados aos comeres e aos beberes?
O que não pode faltar no seu Natal? - a pergunta que lançamos a quem nos segue em qualquer continente, em qualquer país onde se construam as vossas vidas.

No Quadro de Votação já deixamos algumas pistas. Podem acrescentar as vossas escolhas se considerarem que estão em falta.

http://apalavr.blogspot.pt/

Com a ajuda de todos, vamos construir uma amostragem dos prazeres gastronómicos natalícios por estas terras todas onde ele se celebra em português.

Participem e desafiem os amigos!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"