Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Até aqui? Está tudo do avesso!

Já não há pachorra para tanto motivo natalício. Ou, como dizem alguns no Brasil, natalino. Por Lisboa, então, é uma praga! Qualquer largo ou praça dá para ensopar de Natal.

Até aqui - benza-nos Deus - que é a do Município. E que estávamos mais habituados a ver cheia em Dia de 5 de Outubro.
Mas isso foi antes de lhe terem revolvido as entranha para lá pôr  um subterrâneo parque de estacionamento e antes de o actual inquilino do Palácio de Belém se ter tornado monárquico - pelo menos agora já não vai ao 5 de Outubro. O que parece estranho... porque se não tivesse sido implantada a República... ele não podia ser presidente da dita! Originalidades.

Mas voltemos à praça. De quem terá sido a ideia do mercadinho de Natal? Quer-me parecer que o senhor Presidente da Câmara queria poupar tempo na procura dos presentes da quadra e arranjou forma de poder escolher directamente da varanda.
Um atentado!

Carlos M Ribeiro Gonçalves fez muito bem em denunciar a situação. Agradecemos a fotografia que fez favor de enviar para o Descobrir PORTUGAL, para documentar esta clara violação do espaço público.
 Por este andar... ainda acabam a vender pinheiros de Natal em Monsanto, Bolos-Rei nos Jerónimos e Ginginha no Centro Cultural de Belém...!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1082062185172197&set=o.124331758934&type=3&theaterE, agora reparo... Para fazerem o Mercado arredondaram a praça e encurvaram a rua.
Como é possível?


• Para ampliar, contemplar e ficar de água na boca, clique na imagem.

► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL. à sua espera!

https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos

    • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!


    • Partilhe!

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque