Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

E quando Marcelo Rebelo de Sousa nos deu os Parabéns?

Na altura em que nos elogiou na sua crónica televisiva dominical, ia a meio a campanha pública por nós desencadeada para apoiar Olivença  numa gigantesca operação de escolha online em Espanha:
  • 80 regiões a concurso,  milhões de votos, em cinco eliminatórias, ao longo de mais de 3 meses de votações.
Foi logo na 1ª edição do concurso el mejor rincon, promovido pela espanhola Repsol, e que mobilizou os apoios das diversas regiões autonómicas espanholas a favor dos outros 79 concorrentes.

Do lado de cá, lançámos nós um movimento de divulgação da candidatura oliventina, apelando ao voto na Igreja de Santa Madalena, jóia do Manuelino Português. Todo o conjunto dos nosso recursos e instrumentos de comunicação electrónica foram envolvidos naquela competição.

Apesar da resposta dos nossos membros e dos níveis de adesão que conseguimos suscitar, chegámos a ter de admitir que não íamos passar da fase inicial: a 48 horas do encerramento faltavam-nos uns 5 mil votos. Foram horas de grande esforço... mas conseguimo-los a tempo do encerramento desse ciclo votação. E Olivença fez parte do lote dos primeiros 50 apurados!
Por isso, para nós, foi uma quase vitória quando (no mês seguinte) se ultrapassou a etapa dos 20 sobreviventes!!! Nessa altura souberam bem as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa:


http://fugas.publico.pt/Noticias/310474_ha-guerra-na-net-para-eleger-igreja-portuguesa-como-melhor-recanto-de-espanha http://www.guiarepsol.com/es/turismo/destinos/el-mejor-rincon/iglesia-de-la-magdalena/ Estava chegado o momento mais difícil. Mas o movimento que conseguíramos desencadear... tinha crescido país todo e alargado até ao Brasil
Com o apoio de muitos e muitos milhares de votantes entusiásticos, conseguiu-se o apuramento de Olivença para as semifinais - agora já só com 4 concorrentes em jogo. Era o arranque da nova caminhada.  ►

As dificuldades aumentavam. Nas finais, só com duas candidaturas, o atraso de Olivença levou a que muitos acreditassem que tudo estava decidido a favor do outro concorrente.
Não aceitámos! Lançámos nova campanha para a angariar 500 novos votantes/dia de modo a engrossar significativamente o caudal de votos.
Olivença venceu com uma vantagem superior a 20 mil votos. Imagine-se a surpresa de muita gente em Espanha que... nem sabia onde era Olivença!!!

Deixámos às autoridades locais e à Paróquia de Olivença os louros. Puderam assim destacar a mobilização da população oliventina - embora a comarca só tenha uns 10 mil habitantes...!
Os outros votos (muitas e muitas centenas de milhar) tiveram de ser conseguidos pelos membros das nossas páginas no Facebook.

E enquanto os oliventinos celebravam, os espanhóis digeriam como podiam a vitória do monumento português naquela renhida disputa com algumas das grandes belezas de Espanha.

Foi com pontinha de justificado (e merecido) orgulho que encerrámos a campanha agradecendo apoios e envolvimentos. Mais de 21 mil votos de diferença marcaram a vitória da Igreja Manuelina da Madalena:

• Parabéns aos muitos milhares de rostos que, com votos, partilhas e convites, construíram a vitória daquela jóia da arquitectura portuguesa.
• Portugueses, oliventinos, galegos, estremenhos, brasileiros... tanta gente a fazer sua esta aventura. A vitória pertence-vos por inteiro!
• Mas o orgulho é também do Café PORTUGAL, e do Descobrir PORTUGAL que se juntaram para lançar o apelo e o desafio.
OBRIGADO A TODOS!

O tempo fez perder o rasto da grande maioria dos materiais dessa campanha. Mas aqui no Facebook ainda restam alguns exemplos: • http://on.fb.me/20mt8mQhttp://on.fb.me/1JVrktD

* * * * *
 
Agora, novo desafio a todos que nos acompanham:

• Queremos em Lisboa o magnífico agrupamento de Olivença, os ACETRE,
para um espectáculo inesquecível, marcante, irrepetível! 
Merecemos sonoridades doces do português oliventino 
e a sua espectacularidade musical! 
• Quem ajuda a motivar Presidência da República, Ministério da Cultura, 
empresários do Coliseu, Meo Arena, patrocinadores...  
Quem se chega à frente?

Pescador da Barquinha
Fado Corridinho
Verdegaio Brejeiro
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10153321917667541/
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152668811462541/
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10153349139702541/
Acetre Folk Bilingüe: www.acetre.com

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque