Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Fotógrafo põe em risco segurança na estrada

Isto é coisa que se faça? Então... e os automóveis???
Não era suposto aquela tira de asfalto servir para a circulação (em segurança!) das viaturas? Como é que o fotógrafo se foi lá plantar? Risco calculado? Atitude impensada? Ou, tão simplesmente, inconsciência?

Já não se pode circular no Alentejo sem correr o risco de atropelar um daqueles que (vá se lá saber porquê) se convenceram de repente que tudo aquilo é muito belo, que tudo serve para cenário de fotografia e que... qualquer sítio é bom para bater uma chapa? Não terá sobrado nenhum GNR para velar pela segurança dos cidadãos automobilistas? Francamente...!

O grave disto tudo é que, a pretexto de aquele pôr do sol ser muito bonito, apareceu uma caterva gente a dizer que gostava da imagem. Nem percebem que estão a tornar-se cúmplices destas graves infracções à Lei - com o cúmulo de uns 300 a terem partilhado! Espalhando e acentuando a ilegalidade!

Se esse tal Jorge Campaniço queria tirar retratos ao pôr do sol (uma mania como outra qualquer!) em Sobral da Adiça -  ou lá como se chama o raio da terra - tinha muitos outros sítios para o fazer...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1370363402989190&set=o.124331758934&type=3&theater O que não falta por lá lá são chaparros. Ou podia escolher outras quaisquer árvores para compor a decoração...
Não precisava era de se assomar ao meio da estrada!

• Para ampliar, contemplar e ficar de água na boca, clique na imagem.

► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL, à sua espera! 

https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos

    • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!



    • Partilhe!



Muita gente está a ler também:

Madredeus - "O Pastor"

Madredeus - Ao longe o mar

“Eu Ouvi o Passarinho” • Cantares Regionais de Portel