Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Sesimbra, Arrábida, Espichel: Filmes vão passar por ali!

Chega em Maio mais uma edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.
Apresenta-se com a vertente de concurso de Filmes de Promoção Turística mas  tem vindo a alargar e aprofundar estratégias para conseguir que a Costa de Sesimbra, a Arrábida e o Cabo Espichel se tornem cada vez mais cenários de rodagem de filmes.

O que nós promovemos é a forma de atrair mais cineastas, produtores e jornalistas de cinema e turismo para esta região, diz Carlos Sargedas o director do Festival. E acena com argumentos que, segundo ele, confirmam correcção e eficácia deste posicionamento.
Existem dados e estudos que comprovam o grande impacto e aumento do fluxo turistico a locais que serviram de cenário a grandes produções cinematográficas, escreve-se na Página do Festival na Net.

https://www.facebook.com/groups/243728459165590/

Nesta área, a aposta assenta na continuação do trabalho de promoção destes locais para grandes produções cinematográficas, mostrando ao mundo o "nosso" potencial turístico,  fortalecendo a imagem internacional, atraindo novos investimentos turísticos e procurando dar resposta aos fluxos que se esperam após a promoção e continuidade deste evento anual.

Não será por isso de estranhar que, a par da divulgação das condições naturais daquele território propícias à realização de diversos tipos de filmagens, se verifique um esforço de divulgação da gastronomia local e de formas de turismo activo, nomeadamente na área do mergulho. Ou o trabalho conjunto com instituições do Ensino Superior nas áreas de produção de cinema, pós produção, realização, sonorização, imagem, web design e design gráfic.

Nesta altura são já os dias derradeiros para a inscrição no Finisterra Arrábida Film Art. O prazo termina no próximo domingo. Os interessados poderão:

Um Olhar sobre a Edição do Ano passado:

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque