Fenómeno de crescimento e participação! Agora não podemos parar!

Imagem
Mais de dois Milhões de membros! Um Universo que não pára de crescer e de se diversificar!
Chegados aqui... Temos de ir em frente!
E encontrar formas de corresponder ao interesse e ao entusiasmo desta multidão de rostos.

Por isso, estamos a lançar uma página nova.
Que assume com orgulho o nome de Descobrir Portugal - que fizemos, construímos e consolidámos ao longo destes dois anos no Facebook.
Até conseguirmos ter connosco mais de um MILHÃO de membros, espalhados por todos os cantos da Língua Portuguesa.

Do ala que se faz tarde! conservamos as memórias e os afectos de um blog que, neste curto período, registou mais de 6,5 milhões de visitas. Mas está na altura de iniciar uma nova caminhada fazendo apelo a novos recursos e potencialidades.

• E aí está owww.descobrirportugal.pt.Que quer continuar a contar com o vosso apoio e a vossa divulgação!


Aquilo que parecia uma brincadeira e um passatempo... tornou-se coisa séria. Precisamos agora de apoios e de suportes que garantam continuação, a…

Já foi peixe de pobre. Agora é rainha em Sesimbra!

De peixe mal amado a... pitéu de se lhe tirar o chapéu! A cavala já foi peixe pobre, agora é alvo de todas as atenções gastronómicas. E qualquer Chefe que se preze... vai querer inclui-la nas suas criações de cardápio.

Com as quotas de pesca a fazerem rarear a sardinha, chegou a janela de oportunidade da cavala. Argumentos de peso: o seu sabor e a sua riqueza no tal Ómega 3. Que agora está em todas... nestas voltas da alimentação saudável -  apresentado como "um ácido gordo polinsaturado, que ajuda ao desenvolvimento do cérebro e à prevenção de doenças cardiovasculares".

Cada vez mais celebrada em iniciativas de crescer água na boca, com badaladas (e concorridas!) semanas gastronómicas, anda então aquele peixinho. Em Maio foi Setúbal, agora é a vez de Sesimbra: De 24 de Setembro a 2 de Outubro a cavala vai ser rainha, ocupando o trono do início de Outono que, naquela beira de mar, até já foi do espadarte! Outros tempos...

Apostando na textura e sabor da cavala, já muitos templos da arte de bem comer se renderam ao seu culto. E não têm parado de nos surpreender com receitas, modos de confecção e formas de apresentação.

Em Sesimbra, durante uma semana, duas dezenas de restaurantes prometem surpreender e deliciar. Será que vão conseguir? A pergunta fica no ar. E só depois das provas poderá vir a opinião. Fica prometido!

A cavala é uma das espécies mais capturadas pela frota de pesca de Sesimbra e um dos peixes mais abundantes da costa portuguesa. Segundo os seus promotores, com a autarquia local à cabeça, "a Semana Gastronómica da Cavala pretende divulgar a cavala da costa sesimbrense, incentivando a sua utilização gastronómica, o seu consumo e a sua valorização enquanto recurso económico."



•  •  •  •  •

Não perca a oportunidade, programe a sua ida a Sesimbra: há pratos de Cavala para descobrir, segredos de confecção para aprender,  histórias de mar e pesca para conhecer...
Para que possa planear convenientemente a sua surtida, dê uma vista de olhos na listagem dos restaurantes participantes.
E... bom proveito!


Muita gente está a ler também:

Madredeus - "O Pastor"

Porto: Chegar a Santo Ildefonso pela 31 de Janeiro...

Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!