Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Já foi peixe de pobre. Agora é rainha em Sesimbra!

De peixe mal amado a... pitéu de se lhe tirar o chapéu! A cavala já foi peixe pobre, agora é alvo de todas as atenções gastronómicas. E qualquer Chefe que se preze... vai querer inclui-la nas suas criações de cardápio.

Com as quotas de pesca a fazerem rarear a sardinha, chegou a janela de oportunidade da cavala. Argumentos de peso: o seu sabor e a sua riqueza no tal Ómega 3. Que agora está em todas... nestas voltas da alimentação saudável -  apresentado como "um ácido gordo polinsaturado, que ajuda ao desenvolvimento do cérebro e à prevenção de doenças cardiovasculares".

Cada vez mais celebrada em iniciativas de crescer água na boca, com badaladas (e concorridas!) semanas gastronómicas, anda então aquele peixinho. Em Maio foi Setúbal, agora é a vez de Sesimbra: De 24 de Setembro a 2 de Outubro a cavala vai ser rainha, ocupando o trono do início de Outono que, naquela beira de mar, até já foi do espadarte! Outros tempos...

Apostando na textura e sabor da cavala, já muitos templos da arte de bem comer se renderam ao seu culto. E não têm parado de nos surpreender com receitas, modos de confecção e formas de apresentação.

Em Sesimbra, durante uma semana, duas dezenas de restaurantes prometem surpreender e deliciar. Será que vão conseguir? A pergunta fica no ar. E só depois das provas poderá vir a opinião. Fica prometido!

A cavala é uma das espécies mais capturadas pela frota de pesca de Sesimbra e um dos peixes mais abundantes da costa portuguesa. Segundo os seus promotores, com a autarquia local à cabeça, "a Semana Gastronómica da Cavala pretende divulgar a cavala da costa sesimbrense, incentivando a sua utilização gastronómica, o seu consumo e a sua valorização enquanto recurso económico."



•  •  •  •  •

Não perca a oportunidade, programe a sua ida a Sesimbra: há pratos de Cavala para descobrir, segredos de confecção para aprender,  histórias de mar e pesca para conhecer...
Para que possa planear convenientemente a sua surtida, dê uma vista de olhos na listagem dos restaurantes participantes.
E... bom proveito!


Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!