Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

E quando, dos sabores, se faz música? Serão músicas de comer?

Os prazeres não têm limites ou balizas definidas. Podem perfeitamente associar-se, misturar-se, transmutar-se. É também o que têm de bom: Provocam e instigam - à repetição e à reincidência!

Sentimentos, gostos ou vontades de prazer não se arrumam em gavetas nem se guardam em ficheiros - aí está uma coisas que os computadores e o marketing ainda não conseguiram sistematizar ou domesticar.
Valha-nos a indisciplina da busca e do desejo...
Ao menos isso!

E, alguma das canções mais saborosas, acabam por falar de pratos, petiscos, prazeres de mastigação ou de libação.

Não iremos fazer nenhuma enumeração exaustiva nem traremos aqui os resultados de nenhuma pesquisa ou recolha.
Como acto de fruição, basta-nos a memória e a recordação de sabores, palavras e melodias.
A esmo!


De imediato vêm à lembrança algumas canções de Saborear:
Mas muito outras haveria para referenciar.

Por agora, apetece trazer aqui esta moda alentejana:
 Ao cair da tarde / lembro com saudade / encostado ao balcão / tiras de toucinho / um copo de vinho / azeitonas, queijo e pão (...)
• pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, num vídeo de Reguengos ComVida:

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"