Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Descobre Portugal, mostrou Picos da Europa e Auroras Boreais. Agora... é a Patagónia!

A Patagónia é o próximo destino de Paulo Ferreira. Com uma Campanha de Crowdfunding na PPL ele quer conseguir o financiamento de uma parcela desta operação - nomeadamente, os custos de deslocação até aquela região recôndita do planeta, entre o Chile e a Argentina.

Mas, para quê esta viagem, estas imagens, esta campanha? Para percebermos, temos de recuar um pouco no tempo...

Paulo Ferreira é um especialista de AUTOCAD que afinal se apaixonou pelas técnicas do timelapse . Gosta de dar a conhecer paisagens e ambientes, de uma forma, na maioria das vezes, imperceptível ao olhar dos comuns mortais que somos nós...!.

Já nos mostrou o Porto ou (a sua) Gondomar, o Douro, Marvão, o Parque de Natureza de Noudar, a Serra de Alvão, etc. etc. Alguns desses trabalhos podem der recordados através dos vídeos que aqui destacamos.

Depois de uma série de interessantes timelapses sobre diversas regiões portuguesas e de um trabalho sobre os Picos da Europa, Paulo Ferreira decidiu partir à conquista das Auroras Boreais nas gélidas paragens da Noruega.

http://lumeear.blogspot.pt/2016/04/ele-capturou-as-auroras-boreais-paulo.html  

O seu Nordlys,
está a ser notícia
por esse mundo
fora...!


Actividade intensa que tem vindo a merecer reconhecimento e prémios internacionais. Poderá mesmo dizer-se que o seu labor, técnica e arte, têm sido mais celebrados lá fora do que entre nós.

https://www.facebook.com/absolutoportugal/videos/10152596447008935/
Porto / Oporto
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152286261777541/
Um dia em Marvão
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152253739172541/
Palácio da Bolsa
https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152358040777541/
Portugal de Relance

A propósito do Nordlys, Paulo Ferreira realçava a necessidade de contrariar a forte poluição luminosa que afecta o nosso planeta Terra, a nossa única casa. Agora, com este novo projeto, ele pretende chamar a atenção para a necessidade (e obrigatoriedade!) de preservação ambiental e de mudança de hábitos e de políticas económicas.

Exactamente aquilo que tem vindo a ser desvalorizados um pouco por todo o mundo. Nomeadamente por alguns líderes e políticos de grandes países. O novo presidente americano não é caso isolado!

Dêem uma vista de olhos ao vídeo onde ele dá a conhecer o seu projecto:





Nos anteriores trabalhos - com especial destaque para o que mais recentemente lhe valeu tantos prémios e elogios, nomeadamente em Hollywood - o jovem criador português já deu provas de que é capaz de nos apresentar fantásticos vídeos na técnica de timelapse.
É por isso merecedor de todos os apoios

Pela nossa parte, fica o apelo/desafio ao vosso apoio: Pelo que já realizou, Paulo Ferreira justifica a aposta e torna-se merecedor do nosso envolvimento!
  • Vão à Página do Projecto. Deixem palavras de incentivo. Apoiem a Campanha.  Participem nesta Aventura!

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque