Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Porto arrebata título de Melhor Destino Europeu. E nós estivemos nessa votação na NET!

E o Porto ganhou!
Eram 20 destinos europeus a concorrer. A invicta ficou em primeiro lugar, Milão e Gdansk quedaram-se pelo segundo e terceiro do podium.

Só os votos  expressos a partir de Portugal já garantiriam a vitória. Mas, nesta votação na net promovida pelo European Best Destination, o Porto conseguiu recolher votos em 174 países. E conquistar uma imagem de grande consenso internacional em relação à sua candidatura.

http://absolutoportugal.blogspot.pt/2017/01/ja-votou-no-porto-eleja-o-como-melhor.html
Nós, que envolvemos todos os nossos meios no apelo ao voto pelo Porto, só podemos agradecer o modo entusiástico como os membros do Descobrir Portugal, do Café Portugal (e das nossas outras Páginas e Grupos) se envolveram na votação e desafiaram os amigos a votar.
Foram mais de 50 Mil partilhas!

Valeu a pena. O Porto merece!

  • E haverá melhor maneira de celebrar e festejar do que (re)ver o vídeo da candidatura do Porto?

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!