Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Da flor do sal à flor do vinho, da virtude ao malefício!

E, da mesma palavra... significados e sentidos tão diferentes: Da excelência da flor de sal aos melefícios da flor de vinho, um abismo!

Que nome poderia ter o sal de melhor qualidade e de mais excelsas virtudes? O mais rico e saudável deles todos?

Cristais de sal
Claro, flor de sal! Já foi chamado de coalho, por pairar à superfície da água.
Branquíssimo, nasce dos cristais de sal que se formam à tona, nas salinas.
E, como qualquer outra flor, tem de ser tratado com desvelo e recolhido com precaução.

O vigor e a intensidade do sabor permitem o uso de porções muito reduzidas e fazendo dele amigo da saúde.


Mas se esta é uma flor de gostar, admirar e enaltecer, a outra, a do vinho, é de fugir: significa deterioração e perda de características.
Um véu esbranquiçado à superfície do vinho... e lá se vai cor e grau alcoólico. Alguns identificam-na pelo cheiro a mofo e chamam-lhe apenas doença do vinho.
Um mal que ataca principalmente os vinhos novos. Nada como rolhas de boa qualidade. E evitar depósitos mal atestados ou garrafas com excessiva camada de ar.

Duas faces diversas de virtude e malefício. Ambas flor!

  • Pelo Jardim:

http://absolutoportugal.blogspot.pt/2017/02/viva-quem-e-uma-flor-de-rir-ou-de-chorar.html Viva quem é uma flor!
Apetece falar de flores. Vá se lá saber porquê...
Flores mesmo, sem subterfúgio ou segundo sentido de palavra.
Daquelas que nascem das hastes e ramos de... (Ler Mais)



http://absolutoportugal.blogspot.pt/2017/02/se-nao-e-flor-que-se-cheire-e-melhor.html Se não é "flor que se cheire"...
Flores que são beleza, paixão, deslumbramento, aconchego, mezinha…
Nas tisanas e outras providenciais infusões, exaltam prazeres de fragrância e sabor. Acrescentam poderes medicinais... (Ler Mais)


http://absolutoportugal.blogspot.pt/2017/02/saciar-o-fogo-do-desejo-num-corpo-de.html Saciar o fogo do desejo num corpo de flor!
Algumas, de tão provocantes e apetecíveis, apetece mesmo comer.
E então, quando sedosas ao toque, cheirosas e suaves, de formas bem desenhadas e cores cheias... (Ler Mais)



http://absolutoportugal.blogspot.pt/2017/02/boas-de-comer-ou-venenosas-de-matar.html Boas de comer ou venenosas de matar!
Como em tudo na vida, manda bom senso (e experiência!) que não se dispense a precaução. As escolhas têm de ser acertadas… Porque nem todas as flores são boas de comer: Algumas são... (Ler Mais)


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152222501918996&set=a.10152214868408996.1073741829.713138995&type=3&theater Da mesma flor, a abelha tira o mel e a vespa o fel
Na linguagem, no imaginário, no dia-a-dia… associamos as flores a quase tudo. E a partir delas fazemos afirmações significativas e… significantes.
Entre o "viva quem é uma flor" e o "não é flor que se... (Ler Mais)


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152222501918996&set=a.10152214868408996.1073741829.713138995&type=3&theater Mistérios de prazer e sedução?
Das muitas flores que todos os dias trazem ao Descobrir PORTUGAL.
Sem razão ou lógica de escolha, apenas cor, ternura, gesto...
Para que qualquer um que por aqui passe... (Ler Mais)

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"