Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Uma Lisboa em extinção. Vá ver antes que acabe!

Bairros históricos de Lisboa e do Porto alvo da ganância da especulação imobiliária. A febre do alojamento turístico não poupa nada nem ninguém!

A única preocupação parece ser aproveitar as cifras do crescimento turístico como arma de arremesso nas Eleições Autárquicas.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1273969315984493&set=o.124331758934&type=3&theaterhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=1261828913865200&set=o.124331758934&type=3&theater Os poderes autárquicos das nossas maiores cidades, seduzidos pela maré dos número da Procura Turística, desdobram-se em iniciativas de marketing e comunicação na mira de cavalgar a onda.
Com a pressa do turismo e a urgência do lucro, não vai haver imagens destas no futuro.
E depois? Vão contratar figurantes para as festas, as marchas, os jogos de sueca, as fotografias?
E os turistas vêm visitar o quê? Bairros sem gente? Onde nem sequer vão suspeitar a refinada elite que comprou algumas das casas para as transformar em habitações de luxo?
Sabedoria tem o povo quando diz que quem tudo quer, tudo perde!

Se os moradores saem para dar lugar às dormidas dos de fora, não vai haver quem estenda roupa, cuide das flores, dos pássaros ou da vida...
Bairros sem gente são coisas sem alma!
Passe por lá, antes que acabem.


Vale a pena passear as imagens de José Batista. Já com a nostalgia do que está para acabar - incinerado na pira funerária de uma estratégia de venda do Turismo que, ignorando as pessoas, nem se interroga sobre o que, com estes bairros sem gente a morar lá, poderá funcionar como mola afectiva da atracção dos turistas.


Comentários

Enviar um comentário

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"