Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

"Amar pelos dois" - Canção portuguesa está a ser falada lá fora!

Um fenómeno: A canção que representa Portugal  na edição 2017 do Festival da Eurovisão desencadeou um inesperado movimento de curiosidade e interesse nas redes sociais, um pouco por todo o lado.
A multiplicação de vídeos no Vimeo ou no YouTube é um dado esclarecedor e significativo.


De uma imagem do Público
- 06/03/17

Simplicidade parece ser a palavra chave de uma canção  que está a concitar atenções e a inspirar formas diversas de abordagem em termos de imagem.
Sucedem-se os vídeos na net, com as linguagens visuais mais diferenciadas, divulgando Amar pelos dois, o tema de Luísa Sobral. Que o irmão, Salvador Sobral, defendeu no recente Festival da Canção.

Talvez esta não seja, para os que estão amarrados a figurinos rígidos, uma canção para um festival como o da Eurovisão. São opiniões e... como tal não se discutem!
Também não sabemos se é para ficar bem ou mal classificada - nem isso nos interessa!
Facto indesmentível é que ela está a ser falada e a manifestar cifras crescentes e significativas de interesse em diversos países.
Na verdade, nós também nunca nos interessámos muito por estes festivais de canções...
Mas o movimento em marcha parece imparável...!



Se um dia alguém, perguntar por mim
Diz que vivi para te amar
Antes de ti, só existi
Cansado e sem nada para dar

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei, que não se ama sozinho
Talvez devagarinho, possas voltar a aprender

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei, que não se ama sozinho
Talvez devagarinho, possas voltar a aprender

Se o teu coração não quiser ceder
Não sentir paixão, não quiser sofrer
Sem fazer planos do que virá depois
O meu coração, pode amar pelos dois

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"