Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Quando o "Zé das Papas" era a cara do Festival Nacional de Gastronomia...

O Zé das Papas, a figura criada por Rafael Bordalo Pinheiro


Histórias da infância do Festival Nacional de Gastronomia andaram à solta pela Casa do Campino em Santarém.


Que foi preciso engenho para, retirados os cavalos, transformar cavalariças em recinto de petiscos e comedorias e confraternização... já se sabia.




Um venhinho Programa do Festival


Mas, desta vez, ficou desvendado o segredo da transformação de baias e manjedouras naqueles balcões corridos onde durante anos se instalaram os muitos milhares que não perdiam as noites de cumplicidade, conversa, convívio e celebração da cozinha portuguesa.

Chamados à liça, dois responsáveis pelas infraestruturas e organização, dois representantes das tasquinhas (que foram destino de romaria e culto) e dois jornalistas.

Acrescentado um moderador, para temperar as lides, estava encontrada a receita para uma Conversa de fim de tarde sobre os primórdios do Festival. Recheada de recordações e memórias.


A guisa de remate, apenas dizer que a fotografia é de Alberto Silva.

Na imagem: Nuno Domingos, Francisco Jerónimo, Raul Rodrigues,
Paulino Coelho, Manuel Fialho, Paulo Narciso, Rui Dias José.

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"