Fenómeno de crescimento e participação! Agora não podemos parar!

Imagem
Mais de dois Milhões de membros! Um Universo que não pára de crescer e de se diversificar!
Chegados aqui... Temos de ir em frente!
E encontrar formas de corresponder ao interesse e ao entusiasmo desta multidão de rostos.

Por isso, estamos a lançar uma página nova.
Que assume com orgulho o nome de Descobrir Portugal - que fizemos, construímos e consolidámos ao longo destes dois anos no Facebook.
Até conseguirmos ter connosco mais de um MILHÃO de membros, espalhados por todos os cantos da Língua Portuguesa.

Do ala que se faz tarde! conservamos as memórias e os afectos de um blog que, neste curto período, registou mais de 6,5 milhões de visitas. Mas está na altura de iniciar uma nova caminhada fazendo apelo a novos recursos e potencialidades.

• E aí está owww.descobrirportugal.pt.Que quer continuar a contar com o vosso apoio e a vossa divulgação!


Aquilo que parecia uma brincadeira e um passatempo... tornou-se coisa séria. Precisamos agora de apoios e de suportes que garantam continuação, a…

Músicas e danças tradicionais em alta na NET!

Grupo Folclórico de Faro:
Ultrapassou um Milhão de visualizações.

https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152345481082541/
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo
900 Mil visualizações

https://www.facebook.com/cafportugal/videos/10152356306757541/
Grupo de Cante Juvenil de Vila Nova S. Bento
Quase 500 Mil visualizações

As nossas músicas e danças étnicas, aquelas coisas que estavam quase apenas gueto "Folclórico", ganham cada vez mais alcance e força na Internet.

A crescente qualidade técnica e a originalidade de abordagens permitem frutos e ganhos imensos de audiência: Desde que dotado de boa qualidade de imagem e som, um vídeo que explore convenientemente as seduções de danças e cantares tradicionais alcança de imediato muitos milhares de visionamentos.

Pareciam manifestação de saudosistas agarrados às memórias e ao passado. Toleradas como ilustração turística e motivando uma população cada vez mais envelhecida. Mas as novas tecnologias, as redes sociais e as mensagens instantâneas, vieram democratizar a informação e dar a possibilidade de cada um de nós poder assegurar comunicação e difusão.

Um fenómeno que está a revelar aos mais distraídos que, afinal, as nossas raízes musicais, a diversidade de passos e sonoridades étnicas, têm muitos milhares de amantes, cultores e executantes.

Para mim, que passei uns 20 e tal anos a percorrer o país e a conhecer esses rostos - muitos deles… gente nova verdadeiramente apaixonada - não causa nem surpresa nem espanto.

* * *
  • Alguém é capaz de explicar isso aos responsáveis das televisões, ainda atolados no convencimento serôdio de que é a música pimba (quanto mais ordinária... melhor!) que traz ganhos de audiência…!

Muita gente está a ler também:

Ele há cada mistério...

Madredeus - "O Pastor"

Marvão: lá do alto, horizontes imensos de encher peito e alma!