Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Qual era o boneco que o fotógrafo queria fazer?

Um recanto da bela cidade de Serpa escreve José Valongueiro, o fotógrafo de serviço.
Bem... se a cidade é bela como diz, podia ter conseguido um recanto mais bonito... Ou então, ter inventado outro ângulo. Assim não dá!

Fica-se sem perceber se queria fotografar as casas - apanhou-as todas de viés! - ou se pretendia retratar o aqueduto... Com as casa à frente, ele quase nem se vê!!!
Se - vá se lá saber porquê - queria fotografar base, estrutura e arcos da antiga conduta... devia ter começado por chegar as casas para o lado e só depois fotografar.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1075203209208538&set=o.124331758934&type=3&theater 
Na verdade, também não se entende o que as casas estão lá a fazer: Porque pode sempre aparecer um fanático com fixação por pedras velhas (Freud explicaria!) e com aquele casario todo não consegue dar vazão às sua punções mais íntimas.

Assim como está, ficam imagens como esta... Metade arcos, metade paredes, janelas e telhados. Uma salganhada!

A Câmara Municipal, também, podia olhar por isso. Passam a vida a falar de turismo e esquecem que os veraneante gostam de regressar a casa com uns bonecos que provem que o passeio não foi virtual ou fruto da imaginação.


• Para ampliar, contemplar e ficar de água na boca, clique na imagem.


► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL. à sua espera!

https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos

    • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!


    • Partilhe!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"