Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Precisamos destas alegrias! Ameaças seguem dentro de momentos...

Para nosso orgulho, para nossa afirmação, o brilhante desempenho dos atletas portugueses nos Campeonatos Europeus - com aquele saboroso conjunto de medalhas - e a vitória no Futebol, são ânimo, força e vontade.

Que ultrapassam os limites do desporto e calam bem fundo na nossa alma. Porque, de quando em vez, é preciso um estímulo e uma afirmação como esta.

https://www.instagram.com/p/BHskL_MD4Le/

 Há palavras que sabem bem.

Como as de Mourinho, que tem transportado e imposto o nome de Portugal por todo esse mundo do futebol:

Visite Portugal,
o país dos campeões europeus
- apela, em inglês, José Mourinho na sua página do Instagram.
(Clique na imagem!)




Nesta Europa cada vez mais esquecida dos princípios da solidariedade internacional, depois do abraço dirigido ao povo grego pelo treinador Fernando Santos, ganha especial significado o facto de a selecção portuguesa ter chegado a Lisboa a bordo de um avião de uma companhia da Grécia.
Coincidência interessante...!

Mas quase fica o receio de que, os que mandam na Comissão Europeia e no Ecofim, se queiram vingar, nas instâncias onde ditam leis, da derrota que os seus países sofreram (a toda a linha) na área do desporto.
Se nem a Torre Eiffel teve direito a ser iluminada com as cores portuguesas na noite da vitória...!

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!