Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

"Saudade é tudo o que fica, depois de tudo morrer"

 
Estranha palavra esta... saudade! Tantos matizes e sentidos.
Parece ganhar ainda significado especial para quem vive numa ilha. Ou para quem... da ilha parte para o outro lado do mar.
Que pode ser aqui no continente ou nas Américas.


Esta Saudade é canção que já vimos bailada em diversas ilhas do Açores. Uma das mais comoventes e significativas terá sido na Ilha do Corvo, quando lá estive com o Passeio de Jornalistas - que nessa altura eu organizava.
E daquela noite corvina muitas recordações terão ficado à vintena de profissionais da comunicação social que comigo navegaram na Lancha do Mestre Augusto da ilha da Flores até aquela que é a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores.

Mas estes cantadores de São Jorge também eu conheço bem. Das minhas andanças peregrinas - quando a rádio ainda se fazia "directa e sem rede de qualquer terra de língua portuguesa".
Outros tempos...!


• Gravação: Beira, S. Jorge, Açores - 24/04/2011 • Realização: Tiago Pereira • Som: Sara Morais • Download de: vimeo.com/tiagopereira

► O Grupo Etnográfico da Beira, aqui em formação de canto e sem dançadores, afirma-se de fiel representação das danças e cantares, dos usos e costumes das gentes de São Jorge.
► Bandolim, viola da terra, violão e violino são os instrumentos que aqui se juntam às vozes.

Muita gente está a ler também:

Madredeus - "O Pastor"

António Zambujo - "Pica do 7"