Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Quando passeia, os hotéis não são para dormir?

Se há hotel que me tenha marcado nos Açores foi o de Vila Franca do Campo.
Nessa altura chamava-se Baia Palace. E foi, durante muitos anos, o meu porto seguro na Ilha de São Miguel.

Gostava dos horizontes abertos, dos quartos voltados para o mar, com a praia de Água D’Alto logo ali e as montanhas à volta. Mas não dispensava a oportunidade dos passeios em redor, de provar a cozinha do Jaime, passear as ruas da vila, ficar no enlevo da beira do mar e das vistas do Ilhéu.

Nesses tempos não era fácil o trajecto que ia do Aeroporto (às portas de Ponta Delgada) até aquelas bandas… Uma estrada antiga, sinuosa e apertada, que transpirava mistérios e surpresas de paisagens mas obrigava a uma condução com vagares e atenção redobrada. Era o preço a pagar pela escolha da idílica e passageira morada.

De uma das vezes que lá estive levei comigo uma vintena de companheiros jornalistas do continente. Foi no princípio dos anos 90. Alguns já nos deixaram, como o Carlos Gil ou o Hermano Manuel, outros… como o José Quitério, a Cláudia Páscoa ou o Vítor Bandarra, ainda guardam as memórias dos Passeios de Jornalistas e não esquecerão a nossa aventura por todas as ilhas do arquipélago. Em 3 vagas, repartidas por 6 anos…

Continuei a passar pelo hotel e fui testemunha da sua decadência. Até que o abandonei de vez.
Ironicamente, quando a viagem para Ponta Delgada - com a nova Via Rápida - deixou de ser bem superior a uma hora, para se tornar possível nuns 20 minutos.

Com o passar dos anos fui ganhando saudades das imagens e dos momentos que por lá vivi. E foi com sincero prazer que recebi a notícia de que está novamente de portas abertas.
Mudou de nome, mudou de cor, rejuvenesceu, está como novo: Integra agora o Grupo Pestana e passou a chamar-se Pestana Bahia Praia.

"O hotel dispõe de 102 quartos (dos quais 85 são suites júnior e 5 suites sénior), todos com uma vista magnífica, em simultâneo, para mar, praia e montanha" contam os papéis que me enviaram com a boa nova.
E, como seria de esperar numa situação destas, vão mais longe. Dizem mesmo que o (re)inaugurado hotel:
"Coloca à disposição dos hóspedes inúmeras facilidades, igualmente profundamente remodeladas: restaurantes, bares, piscina, salas de conferência, salas de jogos, biblioteca/sala de leitura, campos de ténis, jardins e ainda espaços para banquetes."


Tenho de lá voltar logo que possa. Apetecem-me aquelas paragens. E estou curioso de desvendar o trabalho de recuperação e a nova vida daquela unidade hoteleira.
Sem desperdiçar as minhas recordações...!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"