Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Invadiram Monsaraz e por lá vão ficar até aos Reis!

Monsaraz, toda a vila casteleja, transforma-se em imenso presépio.
E até aos Reis, da Porta de Entrada ao Largo do Castelo, 46 figura em tamanho natural tomaram conta de largos e ruas.


Uma invasão de Natal que está a tornar-se um hábito e a provocar curiosidade, espanto e prazer dos milhares que por estes dias rumam até aquela varanda sobranceira de Alqueva.




Projecto concebido pela escultora Teresa Martins,  as figuras dispersas pelas ruas da vila medieval são construídas em ferro e rede e cobertas com panos impermeabilizados.
Pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm caras e mãos feitas em cerâmica.
E estão iluminadas durante a noite.



Quem por este dias passar por Monsaraz, vai encontrar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira, a fiadeira, etc.
Todos a caminho do presépio, colocado no Largo do Castelo.
Aí, além da vaca e do burrinho, lá estão a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus.


Música coral alentejana e actuações da bandas filarmónicas integram este Monsaraz do Natal aos Reis. Que irá contar ainda com espectáculos de marionetas, instrumentos de corda e poesia.
Uma mostra de artesanato e de produtos regionais e muita animação de rua completam um evento que não esqueceu as crianças: integra um leque variado de actividades para os mais novos!

Em Dia de Reis, o ponto alto será o Cante ao Menino pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.
• Que podem ir escutando aqui: ►

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Camané - "Ai, Margarida"