Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Os membros do Descobrir PORTUGAL estão a contar as FESTAS. Espreite!

  • Façam boas Festas! Inventem um ano feliz!
    - voto, desejo, mote...


Seja qual for o significado que cada um atribui ao Natal e ao Ano Novo ninguém lhes consegue ficar indiferente. O Dezembro, da chegada do Inverno, ganha contornos próprios: faz-se de ambiências específicas, determina sentimentos e vivências diferentes do resto do ano.

https://www.facebook.com/absolutoportugal/ Encare-se o Natal de que forma seja: festa religiosa, momento de encontro/reencontro de família, tempo de magia e de sonho, terreno de todas as saudades e ausências, estendal de marketing e oportunidade de negócio na febre das compras, quadra de celebração de antigas receitas e segredos de cozinha, etc. etc. etc.

Mesmo os que acreditam não lhe conferir qualquer sentido ou significância, esbarram com ele em qualquer esquina, canto de loja, mesa de café ou espaço de conversa. Não há volta a dar...!

E o Ano Novo, mesmo sem motivo especial de festejos, é... imperativos de calendário! E - quer se queira ou não - chega sempre que o Ano Velho se despede.


Com os membros do Descobrir PORTUGAL,

estamos a contar AS FESTAS!


Feitas das cores, das músicas e dos sabores do país todo. Pelas mãos de quem nos traz as imagens, as história, os sons, as receitas...

Não prometemos exercício exaustivo ou rigoroso. Mas, na medida do possível, vamos fazendo a recolha dos vossos contributos.
De quando em vez, passem por aqui para acompanhar o crescimento desta montra dos materiais inseridos por tantas mão no Descobrir PORTUGAL.
E não esqueçam de divulgar junto dos vossos amigos.


Apenas um pedido a fazer:


O que aqui incluímos são partilhas directas do Descobrir PORTUGAL. Quando clicam numa imagem vão ter às fotografias inseridas pelos respectivos autores. Podem partilhar ou lincar. Mas não copiem, não se apropriem daquilo que a outros pertence. Respeitem os Direitos de quem as criou e produziu - Natal e pirataria são não ligam lá muito bem...!!!

E... Vamos celebrar, jogar, Natal e Ano Novo!


• Basta clicar, ampliar, passear, saborear... •


Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

De arrepiar: António Zambujo & Roberta Sá - "Eu já não sei"