Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Há quem ataque pela calada da noite...

Esta foi uma das imagens que os membros do Descobrir Portugal mais gostaram e partilharam. Por alguma razão deve ter sido... Quem seremos nós para achar que não têm razão?

Já percebemos! Como vocês não costumam ir à praia à noite, quando aparece uma fotografia (a coberto do escuro) com mar e areia... desatam todos a gostar dela. E, então, se lá estiver a lua... é êxito certo e seguro!

Ninguém no areal nem dentro de água, uma praia toda para o fotógrafo. Aí está uma boa solução para quem não tem pachorra para andar à procura de sítio para estender a toalha: passa a ir a banhos depois do pôr-do-sol.

Apenas com o inconveniente de se tornar um bocadinho difícil o ritual do bronze. E a agravante de nenhuma alma ir acreditar que se andou a veranear lá pelos Algarves:

Assim descorado? Tu estiveste foi esparramado na tua varanda. 
E, distraído como és, nem viste que lá não dá sol.
 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=681774191979969&set=o.124331758934&type=3&theater No caso do Jorge Florêncio, a única coisa que poderá argumentar em sua defesa é que... esteve mesmo na praia, no Algarve, ali para as bandas da Senhora da Rocha.

Não sabemos se chegou a pôr fato de banho, de tão ocupado que estava a jogar às escondidas com a Lua. Aliás, como todos por aqui sabem, não costumamos intrometer-nos na vida privada de ninguém. E muito menos nos interessa saber o que andaria a ele fazer àquela hora na praia.

Se publicamos a fotografia é porque houve uma imensidão de gente a dizer que dela gostava. Do mais, não sabemos nem nos interessa!




• Para ampliar, contemplar
e ficar de água na boca,
clique na imagem.




► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL.
À sua espera!
 
https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos     • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!


    • Partilhe!

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque