Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

"Ta arrenego satanás! Cruzes canhoto!" - Bruxas e dianhos à solta em Montalegre...


No último dia do mês, com bênção de padre, Diabo vai à solta pelas ruas de Montalegre. Bruxas e bruxos, trasgos e dianhos apossam-se de ruas e canelhas daquela terra raiana.

Até os jantares saiem embruxados...




https://drive.google.com/file/d/0B4nWFRJ2itF9Z0lfUVR4WWRsTXM/view?usp=sharing
Clique para ampliar
E todos os passos se haverão de dirigir para o Terreiro da Bruxas. Entre percalços e sustos, é a luta do Bem contra o Mal e o pão que o diabo amassou. Enquanto não chegam os mortos vivos...

Para as eventualidades, lá estará o Padre Fontes com os esconjuros e a Queimada. Que vai saber divinalmente se o frio aparecer!

Não se preocupem que estão em boas mãos: A  Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, a Filandorra (Teatro do Nordeste) e o município de Montalegre vão estar de olho nos servos do Demo.

E assim, com vassouras ou sem elas. a Dança da Roda no Terreiro das Bruxas estará para a noite toda.

Amanhã até é o (regressado) feriado de Todos os Santos...!!!

http://absolutoportugal.blogspot.pt/2016/10/sendo-de-montalegre-bruxaria-ou-alegria.html • Em Janeiro é a Feira do Fumeiro.

►Inserido pelo Café Portugal e difundido pelo Descobrir Portugal, este vídeo da Câmara Municipal de Montalegre foi visto por mais de 4 Milhões!

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!