Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Cabrito do Monte, Bucho Doce, Alvarinho e vistas do Minho..

Hoje, amanhã e depois... manda o cabrito em Melgaço!
Do monte, assado no forno, com espumante da casta Alvarinho. À sobremesa Bucho Doce.

Com o Entrudo, os prazeres da carne!

É a proposta para o Fim de Semana Gastronómico em Melgaço:

Os restaurantes aderentes à iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Câmara de Municipal vão fazer as delícias de quem partir à descoberta da gastronomia de Melgaço.



Um fim de semana de tentações a desafiar os apreciadores da boa mesa.

Melgaço sabe bem receber e bem cozinhar - de uma forma simples, mas de grande qualidade.

Quase duas dezenas de restaurantes participam nesta iniciativa.


Prazeres e Aventuras não ficam por aqui...

Há um leque variado de propostas para estes dias. Quem guardar a factura da refeição nos restaurantes aderentes terá entrada gratuita num dos museus da Rede Melgaço Museus. É só escolher:
• Núcleo Museológico da Torre de Menagem • Museu do Cinema • Museu Memória e Fronteira • Núcleo Museológico de Castro Laboreiro •


Quem optar por actividades ligadas aos percursos de natureza e de aventura poderá contar com facilidades especiais e aliciantes vários... desde a Porta de Entrada no Parque Nacional da Peneda Gerês, ao rafting, salto pendular,  rappel, arborismo,  escaladas, slide, trilhos e descidas do Rio Minho, etc.


Mas, se vai à procura de um fim de semana mais calmo e não resiste à fruição de néctares e perdições, fique-se pelas provas gratuitas de vinhos no Solar do Alvarinho e nas adegas aderentes à Rota do Vinho Alvarinho.

http://www.cm-melgaco.pt/portal/page/melgaco/portal_municipal/Turismo/turismo_gastronomia/turismo_gastronomia_fdsgastronomico

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!