Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

E o inesperado... aconteceu!


Em dose dupla:
  • Primeiro, porque é o título que a produtora dá ao seu trabalho sobre o nosso país: Portugal - Expect the Unexpected;
  • Segundo, porque ninguém estaria à espera que uma coisa feita para ser vista num avião em voo (em jeito de entretenimento dos passageiros) acabasse por ter o impacto que este vídeo está a ter no Descobrir Portugal e nas Páginas associadas.
Estimulantes os 5 minutos de assistir ao vídeo que é exibido em alguns voos da British. Fala de um país que "casa o charme à moda antiga com uma subtil nuance de sofisticação contemporânea". Apresenta Portugal como "clássico e distintamente moderno".
Espreitemos:



Um belíssimo exemplo de vídeo de promoção turística - também não pretende ser mais do que isso! A seu favor, a qualidade da imagem, o ritmo das sequências, o tom (a um tempo) leve e rigoroso. Nesta área, é do melhor e mais eficaz que temos visto nestes últimos tempos. Obviamente em inglês, é da responsabilidade de uma produtora de televisão sediada no Kuwait - a QCPTV - que trabalha exclusivamente para as maiores companhias aéreas e para os novos formatos de comunicação.
E olhem que, os quase dois milhões de membros que juntamos nas nossas plataformas em redes sociais, estão a gostar... e muito!

A estratégia da British Airways de, para vender viagens, apostar na promoção e criação de apetites pelos seu destinos... revela-se um Ovo de Colombo. E ainda aproveita para, nas séries subsequentes, ganhar mais qualquer coisinha à custa de umas quantas marcas, cadeias hoteleiras, municípios, etc. interessadas em figurar nestas imagens para inglês ver.

Bem pensado. E melhor executado!

Muita gente está a ler também:

Ana Moura - "Dia de Folga"

Que alma terá inventado essa coisa da "carne de porco à alentejana"?

Do Minho para a sua mesa... Caldo Verde!