Fenómeno de crescimento e participação! Agora não podemos parar!

Imagem
Mais de dois Milhões de membros! Um Universo que não pára de crescer e de se diversificar!
Chegados aqui... Temos de ir em frente!
E encontrar formas de corresponder ao interesse e ao entusiasmo desta multidão de rostos.

Por isso, estamos a lançar uma página nova.
Que assume com orgulho o nome de Descobrir Portugal - que fizemos, construímos e consolidámos ao longo destes dois anos no Facebook.
Até conseguirmos ter connosco mais de um MILHÃO de membros, espalhados por todos os cantos da Língua Portuguesa.

Do ala que se faz tarde! conservamos as memórias e os afectos de um blog que, neste curto período, registou mais de 6,5 milhões de visitas. Mas está na altura de iniciar uma nova caminhada fazendo apelo a novos recursos e potencialidades.

• E aí está owww.descobrirportugal.pt.Que quer continuar a contar com o vosso apoio e a vossa divulgação!


Aquilo que parecia uma brincadeira e um passatempo... tornou-se coisa séria. Precisamos agora de apoios e de suportes que garantam continuação, a…

Ameaça de invasão na Baixa lisboeta. Todos mascarados!

 
De 5 a 8 de Maio, Lisboa vai andar de máscara, dizem os os promotores do Festival Internacional da Máscara Ibérica: a PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, em parceria com a EGEAC - Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.

Quatro dias de grande diversidade cultural, tropelias e brincadeiras dos caretos e mascarados, com as suas impressionantes, coloridas e criativas vestimentas.

O ponto alto desta iniciativa, apresentada como o maior evento de Turismo Cultural que se realiza em Portugal, será o Grande Desfile Máscara Ibérica (sábado, dia 7) da Praça do Município para o Rossio, a partir das 16h30. Raramente vistos fora dos seus contextos de origem, 30 grupos (de Portugal, Espanha e um de fora da Península Ibérica) vão reviver na rua a tradição pagã dos rituais da máscaras. Mais de 500 participantes no total.


Quatro dias de grande festa, prometem os organizadores. E ameaçam transformar o Rossio numa Mostra das Regiões: Fumeiro, queijo, doces, licores e compotas, peças artesanais de Portugal e Espanha, espalhados por 30 stands.
Bem conhecidas pelos seus caretos,  Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Lamego e Mira apostam forte num evento que conta com o envolvimento activo de Cáceres e integra o espólio gastronómico, vinícola, artesanal e turístico da Serra da Estrela, Nordeste da Beira, Beira Interior Sul Região Centro, etc.
A grande praça de Lisboa vai ser literalmente ocupada pelas mais variadas formas de animação de rua, música e danças tradicionais, artesanato ao vivo e tertúlias sobre instrumentos musicais tradicionais.
Concertos de música folk de raiz tradicional europeia, com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock, vão marcar as noites de sexta e sábado e a tarde de domingo. no Palco Ibérico aí instalado (Ver Programa).

https://www.facebook.com/festivaldamascara/photos/?tab=album&album_id=1729830643920096 Para contribuir para a divulgação e a fixação destes usos e costumes, está a decorrer um concurso de fotografias relativas à edição do ano passado. As 30 fotografias seleccionas, obra de profissionais e de amadores, vão estar em exposição no Teatro Taborda. Paralelamente o público terá oportunidade de escolher a sua fotografia favorita de um lote disponível online. Pode espreitá-as aqui e... aproveitar para votar!

Mas esta vai ser também a oportunidade de descobrir máscaras milenares que andam à solta no Inverno transmontano, saem à rua para quebrar a rotina e comemorar a passagem para a Primavera. Poderá contemplá-las no Museu da Marioneta.

Um programa rico e cheio. Os pormenores não cabiam todos aqui, mas bastará seguir as ligações que lhe fomos deixando. E que servem apenas para abrir o apetite. Porque esta é uma Festa de Rua... e é na rua que a vai poder encontrar, desfrutar e celebrar!

O Desfile do ano passado.

Muita gente está a ler também:

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque

Madredeus - Ao longe o mar