Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Mar ataca em Lisboa: a inundar a Praça do Comércio!

Descansem que não falamos de alterações climáticas ou da subida do nível das águas do mar: Aqui a cheia tem data marcada de início e de encerramento! O rio, esse, vai manter serenidade e sossego na tranquilidade da etapa última caminho da foz. Que é logo mais além, quase ao alcance de um olhar.

Tudo conforme o previsto! Não vai faltar peixe... sem que seja preciso meter pernas à faina ou alar redes. Bastarão desejos e apetites, vontades de experimentação, apego a sabores tradicionais e abertura ao que de novo transportam as tendência destes tempos. Quase chega a qualidade dos bichos, espicaçada e celebrada pela arte dos mestres de corte, confecção e combinação de espécies e aromas. O mais... é apenas uma questão mão, palato, engenho e capacidade inventiva, somados a uma boa dose de técnica e conhecimento das matérias primas.
No fim, só vai restar a difícil e espinhosa arte de... saborear, conviver e celebrar!
E, claro, uma pitadinha de ganas de festa: nada como remexer tudo com uns acordes de música e uns volteios de dança.

Peixe em Lisboa - 2016
►Peixe em Lisboa - Lisbon fish & flavours.• De 7 a 17 de Abril, Pátio da Galé, Terreiro do Paço, Lisboa.Prometem os organizadores "reunir restaurantes de referência e convidar chefes a apresentarem criativas interpretações de peixes e mariscos".Mas se o peixe é o convidado especial e chamariz, não vai faltar um mercado de preciosidades gastronómicas...Festa, música e animação até à tantas! :)
Publicado por Saborear em Terça-feira, 29 de Março de 2016


Restaurantes de topo, cozinheiros nacionais e internacionais de renome. Peixe e marisco em fundo, uma celebração de sabores executada por cozinheiros nacionais e internacionais de renome, alguns com o toque das estrelas Michelin.

Urbe cosmopolita e de diálogo de civilizações, Lisboa transporta para o Pátio da Galé (Terreiro do Paço) sabores e aromas da cozinha da cidade. E, com a sua própria matriz, cruza influências do Brasil, de África, do Oriente... Sem recusar a experimentação e a novidade - até apresenta cozinha que dispensa o fogão e o exaustor!
O Peixe em Lisboa - Lisbon fish & flavours integra a fase final da escolha de O Melhor Pastel de Nata, a pesquisa do ADN de Pasteleiro (entre os mais promissores desta área), tertúlias, harmonizações enogastronómicas e aulas de cozinha.

Organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da Essência do Vinho.

Para crescer água na boca, nada como espreitar o Programa das Festas!


Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque