Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

No alto de Avis, campos de Alentejo à mercê de um olhar e de uma reflexão...

Aviz: E a planície toda a seus pés...!
Imagem de Diamantino Santos, inserida no Descobrir PORTUGAL.
Já há uns tempos que não passamos por Avis: Imperdoável e injustificado!

Numa da vezes que por lá andámos, foi com pretexto da intervenção no Café Com Letras, uma tertúlia organizada pelos  Amigos do Concelho de Avis - Associação Cultural, com o apoio do Município de Avis.

No nosso caso, o tema não poderia ter sido outro... e fomos mesmo para abordar as questões da presença e da visibilidade de um concelho como aquele, nas rotas  da chamada Grande Informação - que normalmente ignora a vida que se faz (e se aposta) fora dos grandes centros!

Prometemos voltar lá um dia destes. Já estamos com saudades....

Regresso ao Interior

Na quinta feira (dia 21), Avis vai conversar um tema de grande actualidade e que está no centro das preocupações de muitas terras: a urgência da discussão sobre o Interior do país e a sua valorização. Um debate relançado em Janeiro pelo próprio Conselho de Ministros.

A Associação Cultural de Avis desafiou uma jovem professora que decidiu regressar à sua terra (Alter do Chão), abandonando o litoral onde estava a viver.
O Regresso ao Interior - "Expectativas e Realidades", será o tema abordado por Helena Monteiro. No quadro de um debate e de uma reflexão que a ACA tem vindo a dinamizar desde há uns anos a esta parte.

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque