Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

Verão de São Martinho: O Povo é que sabe!

Toca a aproveitar o sol que nos inunda hoje.
Razão tem o nosso povo para falar no Verão de São Martinho.

Como se vê, uma evidência de calor e bom tempo, não se deixa aprisionar em explicações científicas, previsões e estudos meteorológicos... mas pode ser saber de experiência feita, à luz da evidência das repetições transformadas em Lei pela transmissão de geração em geração.

Não sei qual é o anticiclone que explica isto, mas que está um belo Verão de São Martinho, não tenho dúvidas nenhumas.
Assim, nem apetecem as castanhas, a água pé ou a jeropiga. E muito menos o aconchego da lareira. Ná... está é tempo de passeios, ar livre e aventuras.



Fica o Alentejo de sugestão.
Mas se quiserem mais ao pé da porta, ou outras direcções... estão à vontade.


► Aproveitem, que o bom tempo não dura para sempre!

• Alentejo, tempo de ser feliz • Alentejo, time to be happy •
• Uma aventura em terras de Alentejo. De balão, de bicicleta, de automóvel, de barco, a pé... Todos os meios eram bons para seguir em busca do amigo fiel, entretanto desaparecido.• Paisagens de suster a respiração, gastronomia feita delícia de cores e o suspense da procura sempre continuada até ao reencontro.► Aí está! Pela mão de Cherry Picker (vimeo.com/cherrypickernl).
Publicado por Café PORTUGAL em Quarta-feira, 15 de Outubro de 2014

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"