Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

As imagens que correram mundo

Um ano depois, apeteceu rever o vídeo que foi um dos rostos da candidatura do Cante Alentejano ao reconhecimento, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade.

As imagens do Sérgio Tréfaut correram mundo. Só este vídeo, partilhado através do Descobrir PORTUGAL  e do Café PORTUGAL foi visto por umas 300 mil pessoas.

• Cante Alentejano é Património Imaterial da Humanidade •
► Acontecesse o que acontecesse na votação em Paris (fossem quais fossem os resultados) o Cante Alentejano já tinha ganho!• pelo interesse público que despertou;• pela mobilização pública que suscitou,• pela gente nova que despertou e motivou• mas sobretudo pelo justo orgulho que devolveu aos milhares de vozes que o cantam, sentem e fazem.► Parabéns a todos eles!(Vídeo incluído no dossier de candidadura, da autoria de Sérgio Tréfaut)
Publicado por Café PORTUGAL em Domingo, 2 de Novembro de 2014


Do mesmo realizador é um filme fundamental para a compreensão da dimensão do Cante Alentejano.
Alentejo, Alentejo tem andado por aí país todo. Se ainda não viu e deparar com ele... não perca!

Algumas imagens para despertar apetites:

• Alentejo, Alentejo • Um filme de Sérgio Tréfaut •
Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de gerações. Com a diáspora alentejana, novos grupos apareceram na periferia de Lisboa e em diversos países de emigração – o cante é traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam.• Um filme de Sérgio Tréfaut à sua espera nos cinemas...• Uma viagem musical ao Portugal contemporâneo, a um modo de expressão único e à paixão dos seus intérpretes.
Publicado por Café PORTUGAL em Sábado, 4 de Outubro de 2014



Há um ano, Declaração do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade.A celebrar a data, o “Cante Fest”...
Publicado por Café PORTUGAL em Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"