Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Ainda agora chegou... e quase 40 Mil visitas!

Vocês acreditaram. E deram força! Obrigado
Já ultrapassou as 37 mil visitas - mais de 27 mil nos últimos 30 dias, uma média diária de novecentas.
Para um blogue acabadinho de nascer... convenhamos que não está nada mal...!

Deslumbrante é o facto de, na sua maioria, serem rostos que habitam fora de Portugal. Só do Brasil vieram mais de 7 mil, mas de todo o lado estão a acorrer: Estados Unidos, França e Espanha são os mais representados numa roda de amigos que alastra mundo todo.

Não vamos defraudar as vossas expectativas. O Apalavrado pretende ser montra e sótão das conversas e dos encontros que vamos tendo nas diversas formas de relacionamento que convosco estabelecemos nas Redes Sociais.


Aqui queremos dar uma feição mais consistente às palavras que trocamos no dia a dia. Valerá a pena que algumas fiquem registadas e assumidas, não se perdendo na vigência curta das mensagens do Facebook. Para que seja sempre possível regressar, reler, recuperar emoções e sentimentos que arriscavam, de tão efémera celebração, a escoar-se com reduzido efeito.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153516006288996
Sabemos que podemos contar com o vosso apoio e estímulo. E vocês sabem que nunca atraiçoámos as vossas expectativas, vontades e desejos. Por isso, se Apalavrado refere as palavras que usamos para comunicar sentimentos, deslumbramentos e ternuras, significa também que está apalavrado este informal contrato de passear Portugal (e as coisas portuguesas) e de contar convosco para esta aventura. Em qualquer parte do mundo. Sem subordinação ou dependência que não provenha da nossa vontade e das vontades de todos os que nos frequentam, lêem, comentam e partilham.

Nos próximos dias, com a vossa intervenção directa, queremos duplicar visitas e efeitos deste aprendiz de blogue: Alargar-lhe audiência, horizontes e capacidade de actuação.

Vamos a isto!

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque