Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz. Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal. As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas! Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus. As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila. Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases. Caras e mãos feitas em cerâmica. Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais! Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva. À noi

O que andaria ele a fazer por ali?

Que diacho! Este espanhol não para quieto. Agora... pelas bandas de Arcos de Valdevez, colado às paredes do Santuário da Senhora da Peneda, ali no Parque que leva o mesmo nome. Quase às portas da Galiza. Ele que nem é galego...!

E nem sequer foi pelas Festas da Senhora da Penada, em Setembro. Senão, seria por ali um mar de gente. Preferiu ir pela calada. Às fotos.
Parece que vamos de ter de comunicar a identidade às autoridades agora afadigadas em investigações e identificações.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=510538259131807&set=o.124331758934&type=3&theater
Está curioso? Nós também!
Pelo sim, pelo não, será mais acertado clicar na
imagem para ampliar e ver com mais detalhe!
Pode ser que descubra mais qualquer coisa...
O que andaria ele por aí a fazer? A cirandar de um lado para o outro, a meter o nariz em tudo o que é canto, sempre de máquina na mão, pronta a disparar...!

Calado que nem um rato - será voto de silêncio? - apenas se descaiu dizendo que a fotografia é do Santuário da Senhora da Peneda.

Este Javier Civantos ao menos terá provado o Bolo da Pedra feito na mesma fornada (e com o mesmo milho) de que faziam as broas noutros tempos? Só que acrescentado de outras coisas que faziam dele um bolo de estalo.




► Muitos milhares de fotografias, dos membros do Descobrir PORTUGAL.
À sua espera!
 
https://www.facebook.com/absolutoportugal/photos_stream?tab=photos     • Visite!


    • Descubra!


    • Deslumbre-se!


    • Partilhe!

Comentários

Muita gente está a ler também:

Beijos, de Mário de Sá-Carneiro

Madredeus - "O Pastor"