Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Imagem
Presépio gigante de rua, com figuras em tamanho real, regressa sexta-feira a Monsaraz.

Pelas 11 da manhã, nas Portas da Vila, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz abre a festa com os seus Cantos de Natal.
As Figuras do Presépio tomam conta de Monsaraz. E até aos Reis, a vila medieval é delas!

Delas (de quantos a habitam e gostam!) e dos muitos milhares que vão passar por lá para ver Natal dentro de muralhas com vistas d'Alqueva


Espraia-se pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo. Aí ficará o conjunto principal: A Virgem, São José e o Menino Jesus.
As outras figuras (ao todo são 48) distribuem-se pelas ruas da vila.

Em tamanho natural, estruturas de ferro e rede, cobertas por panos de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases.
Caras e mãos feitas em cerâmica.

Por lá vão estar os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira. E muito mais!
Tudo impermeabilizado e tratado para aguentar a chuva.
À noite, todas as figura…

Saúde com tiro no pé…!!!

Não deu para acreditar! É daquelas coisas que nos perfuram os ouvidos, fazem escancarar a boca de espanto, contrair a face de incredibilidade, apertar o estômago de angústia e não deixam que sobrem músculos para um sorriso (um esgar!) de pena. Um perfeito e completo tiro no pé.


Se a ideia era criar resistência, má vontade e animosidade em relação aos Refugiados cuja propagandeada chegada se avizinha, sem sombra de dúvidas, conseguiram-no por inteiro. De parabéns estão os mandantes do Sector da Saúde!

Que terá passado pela cabeça daquelas almas para virem com anúncios públicos e declarações formais de garantia de Médico de Família aos que, fugindo da guerra, vierem a desembocar em terras lusas?

O que podem pensar disso os milhares de cidadãos, pagantes de impostos e contribuidores para o Produto Bruto Nacional, que (apesar das repetidas promessas) não vislumbram o dia em que terão direito ao que - Constituição, Programas de Governo e altissonantes declarações de líderes políticos – repetida e sucessivamente foram dando como certo e seguro? Se muitos milhares deles, nos quais me incluo, nem sequer têm direito a Médico de Família ou a outras mordomias menores…

Acertaram em cheio para encher de vento os que clamam contra o acolhimento de refugiados e os radicais xenófobos que por aí despontam.

Como diria o nosso povo, podem limpar as mãos à parede.

Rico serviço…!

Muita gente está a ler também:

Figuras do Presépio invadem Monsaraz!

Madredeus - "O Pastor"

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque