Num triângulo de Ilhas, uma lenda de Açores. De rosto humano!

Imagem
Dou comigo a recordar aquele mestre do Terra Alta que - numa travessia das Velas para São Roque, já lá vão mais de 25 anos - me contava do Sr. Quaresma, de braço no ar, em cima do velho cais da Madalena.
Em dias de temporal, contando as ondas... para marcar o momento seguro de entrada do barco.

Clique para se deslumbrar! ►

Naquele triângulo de ilhas, o barco era tudo: Viu nascer as crianças (mais impacientes!) que não aguardaram até ao hospital da ilha em frente... foi viatura de funeral ou ambulância.
Muitas histórias de amor se teceram à distância, vertidas nas cartas confiadas a João Quaresma para que as encaminhasse para os amores ausentes.
Ou os açafates da comida e as encomendas que os pais mandavam para os miúdos da Ilha Montanha que tinham ido estudar para a Horta. Do lado de lá. o Gilberto das Lanchas, com a sua carrocinha, havia de tratar das entregas em mão.

Não havia lancha que arriscasse demandar o porto da Madalena sem ordem de João Quaresma. Todos os dias em cima do cai…

Saúde com tiro no pé…!!!

Não deu para acreditar! É daquelas coisas que nos perfuram os ouvidos, fazem escancarar a boca de espanto, contrair a face de incredibilidade, apertar o estômago de angústia e não deixam que sobrem músculos para um sorriso (um esgar!) de pena. Um perfeito e completo tiro no pé.


Se a ideia era criar resistência, má vontade e animosidade em relação aos Refugiados cuja propagandeada chegada se avizinha, sem sombra de dúvidas, conseguiram-no por inteiro. De parabéns estão os mandantes do Sector da Saúde!

Que terá passado pela cabeça daquelas almas para virem com anúncios públicos e declarações formais de garantia de Médico de Família aos que, fugindo da guerra, vierem a desembocar em terras lusas?

O que podem pensar disso os milhares de cidadãos, pagantes de impostos e contribuidores para o Produto Bruto Nacional, que (apesar das repetidas promessas) não vislumbram o dia em que terão direito ao que - Constituição, Programas de Governo e altissonantes declarações de líderes políticos – repetida e sucessivamente foram dando como certo e seguro? Se muitos milhares deles, nos quais me incluo, nem sequer têm direito a Médico de Família ou a outras mordomias menores…

Acertaram em cheio para encher de vento os que clamam contra o acolhimento de refugiados e os radicais xenófobos que por aí despontam.

Como diria o nosso povo, podem limpar as mãos à parede.

Rico serviço…!

Muita gente está a ler também:

"Carolina": O dueto magistral de Carminho com Chico Buarque

Ana Moura - "Dia de Folga"

Madredeus - Ao longe o mar